Projeto Lontra

 A Bahia está no imaginário das férias de verão de brasileiros e estrangeiros. Mas quem se hospeda no Txai Resort Itacaré tem uma experiência singular desse Estado. A da sofisticação da simplicidade. Há mais de 20 anos o Txai Resorts acreditou que o luxo está nas coisas simples, na convivência em harmonia com as pessoas do local e com o meio ambiente.

Localizado na Costa do Cacau, na região sul da Bahia, fica dentro de uma área de proteção ambiental (APA) de Mata Atlântica, na praia de Itacarezinho, em Itacaré, na Bahia. É um dos paraísos na Terra. E como eles sabem disso, decidiram preservar, em conjunto com a comunidade local e, obviamente, os hóspedes.

Criaram então o Instituto Companheiros do Txai que, nos últimos anos, realiza um trabalho de conscientização com a comunidade sobre a importância de conservar a biodiversidade, bem como tratar de assuntos que envolvam a reciclagem, a compostagem, o tratamento de água e esgoto e a preservação da diversidade biológica presente por ali.

Uma das iniciativas faz um trabalho constante nas escolas públicas e núcleos educacionais da região ao ministrar aulas e palestras sobre as boas práticas socioambientais. O objetivo é criar um futuro mais consciente ao educar as gerações mais novas.

Fora a parte de educação ambiental, o resort faz mais pela comunidade. É apoiador do movimento Companheiros do Txai que há aproximadamente 16 anos beneficia os pequenos agricultores da região por meio da Compensação por Serviços Ambientais (CSA) por recuperação da vegetação nativa e da capacitação para adoção de práticas agrícolas sustentáveis, já que a maioria dos moradores vivem da colheita. O projeto já beneficiou mais de 150 famílias.

Companheiros do Txai

As famílias da comunidade produzem frutas e hortaliças orgânicas que posteriormente abastecem os dois restaurantes do resort. O restante da produção é conduzido para a comercialização da feira orgânica que acontece em Itacaré. Há também uma ação criada para sensibilizar o turista quanto à sua importância em benefício da região, que nada mais é do que uma visita e troca de informações com os participantes do Projeto Companheiros do Txai levando em consideração a premissa de que o turismo transforma lugares e também a vida de quem vive no entorno.

txai resortsOutro projeto é o Txaitaruga. Criado em 2004, cuida da reprodução das tartarugas marinhas ao proteger os filhotes no período de desova que acontece todo ano entre os meses de setembro e março. A ação já atendeu mais de 60 mil tartaruguinhas e permite a adoção de um ninho de tartarugas por hóspedes e não hóspedes. O adotante ainda recebe certificado de adoção, informações sobre o desenvolvimento dos ovos, o nascimento e fotos do filhote.

Serviço Txai Resort Itacaré

– Endereço

Rodovia Ilhéus – Itacaré/Bahia BA 001 – km 48

Três companhias aéreas nacionais realizam voos diretos das principais capitais brasileiras para Ilhéus: TAM, Gol e Azul.

– Informações e reservas

Telefone: (11) 3040-5010 / (73) 2101-5000

Email: central.reservas@txairesorts.com e www.txairesorts.com

 

Leia também: Crianças grátis no Cristalino Lodge

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here