Projeto Lontra

De 11 a 16 de outubro, um grupo da Aldeia Ripá (MT) vai receber 30 visitantes para um vivência de troca de conhecimentos sobre a cultura indígena A’uwe, que é como os Xavantes se autodenominam. Essa vivência será realizada na Aldeia Multiétnica, que fica na Chapada dos Veadeiros, em Goiás (GO). São cerca de 20 quilômetros de Alto Paraíso ou a três horas de Brasília (DF). É uma aldeia preparada para a confraternização de povos indígenas e que para ampliar o conhecimento das pessoas sobre as culturas indígenas se abriu para essas vivências.

A vivência Xavante

Projeto Lontra

Em julho, os Xavante participaram da XII Aldeia Multiétnica e construíram sua casa tradicional no local. Em outubro, a ideia é aprofundar os conhecimentos sobre os modos de ser, fazer e pensar deste povo. Entre as atividades estão cantos tradicionais e devocionais, pinturas corporais, corridas com toras de buriti, caminhadas pelo Cerrado em busca de plantas medicinais, contação de histórias antigas ao redor da fogueira, troca de sementes nativas do Cerrado e discussões sobre o sonhar consciente na tradição A’uwe.

Para os Xavante, a vida é feita da mesma matéria dos sonhos. Sendo assim, a estrutura social e as decisões tomadas nas aldeias são fundamentadas neles. Por meio do sonho, os indígenas desta etnia recebem orientações e mensagens sobre como devem agir e quais decisões tomar. A vivencia proporciona a oportunidade de aprender e trocar experiências sobre a linguagem do sonhar, e também sobre outras particularidades culturais e espirituais do povo Xavante.

A Aldeia Multiétnica é um programa da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge. Sua semente foi cultivada em em julho de 1998 e 1999, a quando a Casa realizou dois festivais independentes de cultura, contando somente com o voluntariado de seus membros e da comunidade. Em julho de 2001 surge o Encontro de Culturas Tradicionais da Chapada dos Veadeiros. E, em 2007, finalmente nasce a Aldeia Multiétnica.

Como participar: http://www.aldeiamultietnica.com.br/vivencia/

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here