Dá para acreditar que um dos lugares mais remotos do Brasil estaria prejudicado por lixo? Pois parece que não há limites para comportamentos desleixados. O Monte Roraima, mesmo em se tratando de um destino essencialmente de natureza, estava sofrendo muito com o lixo deixado ao longo de suas trilhas.
Esse lugar exuberante está localizado na tríplice fronteira do Brasil, Venezuela e Guiana e só foi “descoberto” para o turismo na década de 1980. Desde então se tornou destino que faz parte dos sonhos de quem gosta de trekking e escalada.
E foi da indignação com o lixo que a agência de viagem Roraima Adventures criou um projeto de conservação da trilha do Monte Roraima. Esse projeto, além de coletar o lixo que encontra no caminho, cuida para que nenhum resíduo seja descartado na natureza durante a expedição. Por isso eles coletam até mesmo os resíduos humanos.
O projeto rendeu a Menção Honrosa do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2018 a Roraima Adventures, agência com sede em Boa Vista (RR), que conseguiu unir diferentes agentes em três edições de mutirões de limpeza da montanha. A ação de recolhimento de lixo incluiu também o trabalho de conscientização e fiscalização para que novos mutirões não sejam necessários.
Assista a entrevista em vídeo dos ganhadores
Roraima Adventures – Diretrizes de conservação da trilha ao Monte Roraima

Leia mais: