Projeto Lontra

Destino já considerado com um dos mais poluídos do mundo, a China abre as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente para reforçar seu compromisso de melhoria da qualidade do ar.

Celebrado todos os anos em 5 de junho, o Dia Mundial do Meio Ambiente é o maior evento anual das Nações Unidas para incentivar a conscientização mundial da necessidade de proteger o planeta e o ser humano.

Projeto Lontra

Desde o primeiro Dia Mundial do Meio Ambiente em 1974, o evento cresceu e hoje é uma plataforma global que engaja pessoas em mais de 100 países. Este ano, a China sediará o Dia Mundial do Meio Ambiente, com eventos ocorrendo na cidade oriental de Hangzhou, mas em todo o mundo haverá comemorações.

Poluição do ar

O tema do Dia Mundial do Meio Ambiente de 2019 é #BeatAirPollution A ideia é convidar governos, indústria, comunidades e indivíduos a tomarem medidas para ampliar a oferta de energia renovável e tecnologias verdes para melhorar a qualidade do ar em cidades e regiões em todo o mundo.

Esse complexo desafio exige atenção e ações imediatas. Mais de seis bilhões de pessoas, um terço das quais crianças, respiram regularmente ar tão poluído que coloca em risco sua saúde e bem-estar. Isso é mais do que 90% da população mundial.

Um estudo recente da Escola de Medicina da Universidade de NovaYork mostrou que os viajantes que visitam cidades com altos níveis de poluição do ar, até mesmo uma estadia curta, levam de volta problemas respiratórios para casa.

Este é o primeiro estudo a analisar as dificuldades respiratórias e tosse relacionadas à poluição e os devidos tempos de recuperação ao voltar para casa, em adultos jovens saudáveis que viajaram internacionalmente.

Publicado no início deste mês no Journal of Travel Medicine, a descoberta é oportuna, uma vez que o número de turistas viajando internacionalmente deve crescer para 1,8 bilhão até 2030, segundo a Organização Mundial do Turismo.

“Tivemos vários relatos de que os turistas se sentiram mal ao visitar cidades poluídas, por isso tornou-se importante para nós entender o que realmente estava acontecendo com a saúde deles”, diz o pesquisador Terry Gordon, , professor do Departamento de Medicina Ambiental da NYU Langone Health.

A poluição do ar é também um problema de Justiça Social e Desigualdade global. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 97% das cidades em países de baixa e média renda com mais de 100.000 habitantes não atendem às diretrizes de qualidade do ar. Essa porcentagem cai para 49 em países de alta renda.

A boa notícia é que a poluição do ar é evitável. As soluções – leis, normas, políticas, programas, investimentos e tecnologias – são amplamente conhecidas e podem ser implementadas. O ar limpo é um direito humano. É um direito de todos e responsabilidade de todos. Cada um de nós tem um papel a desempenhar para garantir que o ar que respiramos não acabe nos matando.

No Brasil, cerca de 200 eventos serão realizados para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. Entre eles, o Pedal Ambiental que ocorrerá no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Ele  tem o objetivo de chamar a atenção para a importância da preservação ambiental. Será no dia 5 de junho (quarta), às 20h, saindo da Rua Clodomiro Amazonas, 1062, Vila Olímpia. No Rio de Janeiro, também no dia 5, haverá a comemoração do Dia Mundial do Meio Ambiente no bondinho do Pão de Açúcar que vai levar alunos de escolas públicas da Zona Oeste do Rio de Janeiro para assistir a palestras sobre a Poluição do Ar e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here