Projeto Lontra

Um grupo de artistas pintou ao vivo 90 esculturas de onças-pintadas e, a partir do final de outubro, elas estarão expostas ao público durante a maior exposição a céu aberto da capital paulista – a Jaguar Parade. Por enquanto elas estão expostas nos shoppings da Rede Iguatemi (JK Iguatemi, Iguatemi SP e Pátio Higienópolis)

A ação traz à tona discussão sobre animais silvestres em extinção, em especial da onça-pintada, que corre risco de extinção. Segundo o IBAMA, no Brasil essa espécie é considerada vulnerável e já se enquadra na categoria “quase ameaçada” de extinção.

“A onça-pintada é um dos maiores símbolos da fauna silvestre brasileira, mas infelizmente já é considerada quase ameaçada de extinção. Além de levar arte e beleza para a cidade, a exposição tem como propósito chamar a atenção da sociedade para este tema”, afirma Giovane Pasa, sócio-diretor da Jaguar ParadeBrasil.

Dia das onça-pintadas

No dia 29 de novembro, data que celebra nacionalmente as onças-pintadas, a Artery, organizadora da exposição, realizará um leilão para arrematar as peças. Metade do valor arrecadado será destinado a entidades originalmente brasileiras com foco na preservação da onça-pintada e de seu ecossistema, dentre elas a Onçafari, SOS Pantanal e AMPARA Animal, e também aos artistas que estilizaram as esculturas.

A Artery é a mesma empresa que trouxe a Elephant Parade para o Brasil, é responsável também pela Ear Parade, em defesa da saúde auditiva, além de ser a idealizadora do projeto da Jaguar Parade, que é 100% nacional.

Pestana Hotel Group

Um dos patrocinadores do evento, o Pestana Hotel Group anuncia uma parceria com o artista plástico Tico Canato para a confecção de uma onça personalizada que estará à mostra ao público a partir do dia 27 de setembro, sendo uma de 90 esculturas preparadas especialmente para o evento.

A parceria é mais uma iniciativa do grupo visando a preservação do meio ambiente, uma bandeira levantada globalmente pelo Pestana Hotel Group. “A sustentabilidade é uma das nossas prioridades a nível mundial, seja por meio de nosso programa próprio de práticas sustentáveis, o Planet Guest, ou pelo apoio a outras iniciativas, como a Jaguar Parade”, diz Pedro Botelho, Brand Manager do grupo.

A onça personalizada por Tico Canato ficará no Shopping Market Place até 24 de outubro, e depois segue para o Shopping Iguatemi, onde estará exposta até 23 de novembro. Ela também é uma das obras que  serão leiloadas.

Artistas

Reynaldo Berto, Erica Morais, Gabriela Miranda, Marcelo Anache e Carolina Massad pintaram as primeiras onças.  Cada escultura demora, em média, de dois a cinco dias para ser concluída, dependendo da técnica e complexidade. A medida em que ficavam prontas, as peças foram encaminhadas para um galpão, em São Paulo, e substituídas, no ateliê, por novas que foram pintadas por Antonio Peticov, Panmela Castro, Mauro Neri, Maramgoní, Gustavo Nenão, Marcelo Eco, Binho Ribeiro, entre outros.

Leia também: Gastronomia em Socorro

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here