Projeto Lontra

Velma Gregório

O chef do restaurante Skye, Emannuel Bassoleil, está lá desde o começo. A vista de uma São Paulo cosmopolita, seja da cobertura ou das grandes janelas redondas que já foram cenário de retratos de personalidades globais, segue icônica. O impacto da arquitetura de Ruy Othake no ambiente urbano de São Paulo também. Mas o sofisticado luxo da simplicidade contemporânea do hotel Unique São Paulo vai muito além da persistência estética. Uma experiência memorável, como eles costumam dizer, está repleta de ações que consideram a harmonia com a sociedade um fator fundamental para manter o hotel irresistível aos hóspedes ao longo do tempo.

Para inspirar uma sensação única de estar em um dos quartos com as paredes em curva do Unique São Paulo, pelo menos cinco pessoas estão trabalhando por aquela habitação. Além do que se percebe a olho nu, como a limpeza, a manutenção e o serviço eficientes, há práticas de gestão do consumo de energia e água, separação e tratamento de resíduos, e uma série de indicadores que são monitorados com a mesma acuracidade que as finanças. Associadas a eles, há um projeto de agricultura sustentável que, ao lado de ações de recuperação ambiental e preservação da biodiversidade, compõem a estratégia de responsabilidade socioambiental do hotel.

Ou melhor, dos hotéis. Desde 2016, Unique São Paulo e Unique Garden são gerenciados em conjunto pela holding Marvic’s que cuida para que as práticas sejam amplamente adotadas nas duas unidades. Publicaram até um relatório de sustentabilidade em conjunto para mensurar os resultados.

Unique recebe

Para além dos 300 fios de um lençol Trussardi, da máquina de café Nespresso, e das amenities de luxo (que já poderiam ser recarregáveis) dos quartos, receber bem para o Unique São Paulo significa conhecer e mensurar as práticas envolvidas na dinâmica da hotelaria, estabelecer metas de melhoria contínua das práticas empresariais, colocando no centro do negócio a proteção ao meio ambiente e a transformação social, facilitar a gestão integrando os processos sócio ambientais promovidos pela rede Unique, criar ferramentas para ampliar e perpetuar os projetos socioambientais, criar uma cadeia de valores em todas as instâncias de das relações empresariais, difundir conhecimentos e aprender novas práticas dentro do mercado hoteleiro, e promover a hotelaria de luxo por meio de experiências singulares baseadas em boas práticas.

E o hóspede nem precisa ver isso. Ao se deparar com a piscina de pastilhas vermelhas na cobertura, ou com o elevador negro que dá acesso ao Skye ele vai entender que algo diferente está para acontecer.

Mas será logo na entrada, ao cruzar a imensa porta de fibra de carbono que se parece com um folha de metal rasgado, que o hóspede vai ser convidado a entender que o luxo de verdade tem sim a ver com estética, mas, principalmente com ética.

Premiação

O Hotel Unique é o vencedor do “Prêmio Destaque do ano 2018” promovido pela SMACNA Brasil, associação americana voltada para o desenvolvimento de sistemas de ar condicionado que avalia as melhores aplicações de engenharia, sustentabilidade e recursos naturais.

O hotel foi eleito o melhor na categoria “retrofit” com o projeto de substituição do sistema de ar condicionado, que tem como meta a economia de 35% de consumo de energia elétrica por ano. O equipamento, dotado de gás R134A que não agride a camada de ozônio, foi instalado em uma obra que obedeceu aos preceitos da sustentabilidade com destinação correta de todos os resíduos.

“Vencer esse prêmio foi muito importante para o Unique porque, além de trazer economia e confiabilidade ao sistema, o empreendimento utiliza tecnologias atuais do mercado mundial”, conta Giovani Nicotra, gerente de manutenção do hotel.

A premiação, que está em sua 26ª edição, tem como objetivo promover o reconhecimento dos melhores trabalhos executados em obras de Engenharia Termo ambiental.

 

Leia também:
Permaneça Humano
Resort no Mato Grosso

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here