Projeto Lontra

A cidade de Socorro (SP) realizará o seu primeiro festival gastronômico, o Sabores de Socorro. O evento ocorrerá durante todo o mês de outubro com o objetivo de valorizar a culinária e os ingredientes locais, com o peixe tilápia, típico da região.

Oito restaurantes participam da iniciativa. O ganhador do quadro “Jogo de Panelas” do programa Mais Você, apresentado por Ana Maria Braga, Alexandre Galina será uma das atrações especiais.

Gastronomia em Socorro

Entre os pratos apresentados no festival estão o Risoto a la socorro, do Ristorante D’Napoli, a Tilápia assada na folha de couve, do Restaurante Pedra Bela Vista, a Parmegiana de tilápia, do restaurante do Centro de Lazer Pitauá, a Tilápia grelhada ao molho de maracujá, do Restaurante Pennynsula Dom Raul, o Filé de tilápia com molho bechamel de limão e purê de banana da terra, do Lubeck Bar & Restaurante, o Filé de tilápia com pele ao molho de café, do Restaurante Esposito’s, o Ceviche de tilápia, da Cachaçaria Santo Me, e o Lombo de filé de tilápia grelhado com farinha especial, do Pesqueiro Nenê Oliani.

As bebidas produzidas artesanalmente em propriedades da região, como o café, a cachaça e as cervejas, também ganham destaque na festa.

Todos os participantes vão poder ainda avaliar o atendimento dos locais e a qualidade dos pratos servidos durante o evento.

Sobre Socorro

Localizada na Serra da Mantiqueira, tendo fácil acesso às principais rodovias do Estado de São Paulo, Socorro (SP) é uma estância hidromineral com ampla infraestrutura para receber os mais variados viajantes: aqueles em busca de aventura e atividades ao ar livre, os que apreciam boa gastronomia rural, os que gostam de compras, casais, famílias com crianças, idosos e animais de estimação. Além de ser conhecida como “Cidade da Aventura”, é também referência em turismo acessível, tendo recebido vários prêmios. O destino ainda conta com diversas opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos.

A 132 da cidade de São Paulo, Socorro é reconhecida nacionalmente por seu desenvolvimento sustentável, que prioriza o crescimento econômico – principalmente por meio do turismo – incluindo na gestão temas como a justiça social e medidas concretas de preservação do meio ambiente.

Entre as ações em andamento na cidade estão a recuperação da Mata Atlântica, graças a parcerias entre o setor público e ONGs sérias como a Copaíba, que atua na bacia do Rio do Peixe, ofertas de aulas de educação ambiental aos turistas e moradores e centros de artesanato que utilizam apenas lixos recicláveis.

Também está bem encaminhada a implantação do Projeto Socorro 2029, que segue à risca as diretrizes da “Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável” da Organização das Nações Unidas (ONU). A cidade quer cumprir suas metas até 2029 quando a cidade completa 200 anos.

Boas práticas

Quatro empreendimentos turísticos da cidade já atendem às normas do “Manual de Boas Práticas Sustentáveis no Turismo Rural”, projeto nacional criado pela Associação Brasileira das Atividades de Turismo Rural (ABRATURR), em parceria com a Associação das Prefeituras das Cidades Estância do Estado de São Paulo (APRECESP), que tem o objetivo de promover o patrimônio natural das comunidades.

Outro grande case é o da Cooperativa de Reciclagem Corenova. Fundada em maio de 2018, ela recebe os resíduos da coleta seletiva de todo o município, faz a separação por tipos de materiais e garante a destinação correta de cada um deles.

Para mais informações sobre o Festival “Sabores de Socorro”, acesse www.socorro.tur.br/agenda/festival-gastronomico-sabores-de-socorro/. E saiba mais sobre o turismo na cidade em www.socorro.tur.br.

 

Leia também: Artesanato à mesa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here