Projeto Lontra

Quem for a Florença, na Itália, a partir deste 12 abril até o começo de março de 2020, terá a oportunidade de ver uma mostra dos materiais e design do shoemaker (sapateiro) das estrelas de Hollywood, Salvatore Ferragamo. Ele foi revolucionário na utilização de materiais naturais, reciclados e inovadores em suas criações, entre outras ações. A exposição, intitulada Sustainable Thinking, será realizada no Museo Salvatore FerragamoParalelamente à mostra serão apresentados projetos de sustentabilidade, seminários e workshops.

Concebida por Stefania Ricci, diretora do Museo Salvatore Ferragamo e Fondazione Ferragamo, com Giusy Bettoni, Arabella S. Natalini, Sara Sozzani Maino e Marina Spadafora, a exposição compartilha uma perspectiva artística e cultural do desenvolvimento sustentável para adeptos não somente da linguagem da moda, quanto para o público em geral.

A exposição apresenta o trabalho de artistas e designers de moda internacionais e suas interpretações de uma relação com a natureza mais consciente. O uso de materiais orgânicos e reciclagem criativa destacam a importância de um compromisso coletivo e  um modo de pensar que pode ser adotado por todos.

Legado

Os materiais são o tema comum da exposição. O caminho percorre a pesquisa inicial de materiais do fundador Salvatore Ferragamo na década de 1920, incluindo cânhamo, celofane e pele de peixe, para depois explorar as histórias por trás de materiais luxuosos. Instalações criadas usando antigas técnicas de artesanato apresentam tanto a arte da reciclagem quanto a redescoberta das tradições artesanais, aspectos fundamentais do pensamento sustentável.

 

 

 

Leia também:

 

Museu da Natureza

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here