Projeto Lontra

Entre janeiro e março as paisagens se transformam na região Uva e Vinho, Serra do Rio Grande do Sul. É a época da vindima, período de colheita das uvas nos parreirais e uma oportunidade de experimentar a colheita.

A temporada da vindima é um período de celebração para produtores rurais, enólogos e suas equipes, que após um ano de muitos cuidados, trabalho árduo e tratos especiais nos vinhedos e nas vinícolas comemoram os resultados. A colheita é a última etapa antes do processo de elaboração dos vinhos e espumantes reconhecidos, e muitos premiados, internacionalmente.

No período a paisagem natural da região fica coberta pelos verdes parreirais repletos de frutos com cores e tipos variados de uva. Para participar, há vários roteiros de vindima pelas principais localidades produtoras de Bento Gonçalves.

Visita ao parreiral, colheita e pisa das uvas, curso de degustação, almoço harmonizado, lanche típico (merendim) e visita a caves são algumas das atrações que fazem parte da programação. Além de valorizar o trabalho realizado pelos vitivinicultores ao longo do ano, a Vindima é uma possibilidade da comunidade e dos turistas reviverem costumes e memórias dos colonizadores italianos da região.

Colheita da uva

Giordani Turismo e Eventos, agência e operadora de turismo com raiz em Bento Gonçalves e preocupada em difundir a valorizar a cultura e aspectos locais,  montou, em parceria com vinícolas locai00s, quatro diferentes roteiros para viver a experiência. Os passeios iniciam dia 18 de janeiro e seguem até 7 de março.

Roteiros:

  • Fascínio da Vindima (duração 8 horas) – aos sábados.
  • Divina Vindima (exclusivo para grupos*, duração 7 horas) – sábados ou conforme consulta prévia.
  • Encantos de Vindima (exclusivo para grupos*, duração 4 horas) – aos sábados.
  • Vindima no Vale (duração 3 horas) – quartas e sábados.

 

Leia também: Passeios no Parque Nacional do Iguaçu ficam mais caros

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here