Projeto Lontra

O DZT – Centro de turismo alemão anuncia a celebração dos 100 anos da escola de arte Bauhaus nas cidades de Berlim, Weimar, Dessau e Bernau, em 2019. Essas são as cidades onde estão os principais marcos do legado de arquitetura, arte e design de Walter Gropius.

Projeto Lontra

A Bauhaus nasceu em Weimer, em 1919, e nos anos seguintes surgiram construções como o prédio principal da Universidade Bauhaus e a Escola de Artes na Geschwister-Scholl-Strasse.

Em Dessau, a Escola Superior de Design (“Hochschule für Gestaltung”) era o centro do pensamento. Foi lá que Gropius projetou o prédio que foi inaugurado em 1926. E Foi da Bauhaus de Dessau que a ideia do modernismo partiu para conquistar a arquitetura e o design no mundo inteiro, o que pode ser visto em obras como as “Meisterhäuser” ou o conjunto habitacional Dessau-Törten, com o complexo “Laubenganghäuser”, exemplo do desenvolvimento da construção habitacional social. Os monumentos arquitetônicos de Weimar foram incluídos na lista do patrimônio mundial da Unesco em 1996.

Em julho de 2017, novas referências foram acrescentadas ao patrimônio mundial, como a escola da Federação dos Sindicatos Alemães, a “Bundesschule des Allgemeinen Deutschen Gewerkschaftsbundes (ADGB)”, em Bernau, situada nas proximidades da capital alemã.

Bauhaus em Berlim

Na capital alemã o ciclo de comemorações do centenário tem início em janeiro de 2019, entre os dias 16 e 24, com um festival na Academia de Artes de Berlim. Performances, concertos, instalações, teatro, dança, workshops  e palestras compõem a programação que tem como foco o Teatro o Bauhaus em uma infinidade de formatos, perpectivas e abordagens. A noite de abertura do evento contará com o pianista e compositor Michael Wollny, que apresentará sua mais recente criação, o concerto “Bau.Haus.Klang.Harmony”.

Turismo Sustentável

Considerar o patrimônio cultural e os valores locais é um dos princípios do Turismo Sustentável. O turismo deve reconhecer e respeitar o patrimônio histórico-cultural das regiões ao planejar, implementar e gerenciar suas ações, sempre em harmonia com as tradições e valores culturais, colaborando para o seu desenvolvimento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here