Projeto Lontra

 Uma pequena vila de pescadores na costa do Estado do Piauí vive seus dias repleto de cores das pipas de kitesurf, o esporte que encontrou ali os melhores ventos para acontecer – 18 a 28 nós constantes. Distante 450 km de Fortaleza-CE e 380 km de Teresina-PI, Barra Grande não é tão simples de chegar, mas o difícil mesmo é sair de lá.

A viagem, de carro, passa por praias maravilhosas, dunas, buritizais, então vale a pena percorrer o trajeto. Para quem não é tão esportivo assim, as praias de areias brancas, águas rasas e as lagoas formadas pelas areias que vêm dos rios criam programas para todos os dias – e a água é sempre morna.

Projeto Lontra

A cidade tem pousadas à beira mar, mais rústicas, porém não menos aconchegantes. O único banco da cidade é a Caixa, mas há vários restaurantes e bares.

Passeios em Barra Grande

Para fazer os passeios, os moradores se organizaram em associações de condutores de turistas. Uma ONG italiana, a Cooperação para o Desenvolvimento dos Países Emergentes, promove cursos e treinamentos para capacitá-los a receber os turistas.

Há o turismo de observação da natureza virgem, de pássados, do cavalo-marinho e de caranguejos. Tudo feito em barco. A rota do cavalo marinho é feita em cano a remo e passa por igarapés e ilhas. Quando ele é encontrado, é coletado em um recipiente de vidro para melhor visualização e depois devolvido à água. O trajeto tem dois quilômetros no Rio Camurupim

Pousada BGK promove desenvolvimento local

A pousada BGK é uma opção de hospedagem que tem um propósito maior que o de apenas oferecer pouso. Ela é uma das principais forças para o desenvolvimento do povoado de Barra Grande, do município de Cajueiro da Praia, no Piauí.Tudo começou há cerca de 10 anos com o chalé família Kite House – a primeira hospedagem da BGK, construída para ser uma casa de veraneio e receber os amigos. Logo se tornou uma pequena hospedagem. Os primeiros hóspedes foram kitesurfistas, familiares e amigos. Em 2018, a BGK tem mais espaço, estrutura, serviço e atendimento. A Pousada ampliou e, agora, conta com 29 chalés de cinco diferentes categorias.

Em 2013, recebeu o Campeonato Brasileiro de Kitesurf. E em 2014, a pousada foi palco do Campeonato Mundial de Kitesurf (PKRA). Em 2017, aconteceu o TT:R – Twin Tip:Racing, no qual Manoel Soares, o Piçarrinha, atleta do Projeto Vivo, de Barra Grande, foi revelado e tem vaga garantida para as Olimpíadas da Juventude a ser realizada em Buenos Aires, em outubro deste ano. Esses eventos reforçam a importância da Barra Grande no cenário de kitesurf mundial e o pioneirismo da BGK.

“A pousada surgiu para amantes do esporte e da natureza, em ambiente integrado com a região. Barra Grande é um vilarejo de pescadores e preserva a identidade do destino. Cada detalhe da estrutura foi pensado com olhos voltados para a harmonia com o local. Conforto e hospitalidade com padrão de qualidade estão na essência da BGK. Ampliamos nossa capacidade de receber bem os hóspedes. Para esta temporada temos mais chalés e piscina maior, que passa por diferentes cantos do terreno – como se fossem riachos. Nossa expectativa de visitantes, em 2018, é crescente, por conta da visibilidade nacional e internacional. Por que? Além do kitesurf, é um destino de ecoturismo que atrai pessoas que gostam da experiência da vida ao ar livre”, comemora Ariosto Ibiapina, da Pousada BGK.

Pousada BGK incentiva ações de proteção ambiental em Barra Grande

A pousada Titas, com patrocínio da Pousada BGK, realizaram a campanha virtual “#Limpar é uma BARRA, GRANDE é não sujar” que foi realizada nas redes sociais, em conjunto com as instituições BarraTur, Flor da Vida e Projeto Vivo.

A comunidade de Barra Grande, em Cajueiro da Praia, no litoral do Piauí juntou-se à iniciativa e fez um mutirão de limpeza, com o objetivo de difundir hábitos saudáveis e sustentáveis. Além disso, faz o trabalho de divulgar os fatores poluentes apontados pela ONU Meio Ambiente acumulam cerca de 8 milhões de toneladas de plástico por ano nos oceanos, com danos à vida marinha, à pesca e ao turismo.

 

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here